• +55 11 2507-7340
  • yorgos@yorgos.com.br
  • Matriz: Santa Gertrudes, 167, Chácara Santo Antônio (Zona Leste), São Paulo/SP

NBR-16577

NBR 16577-2017 é preciso primeiro diferenciá-la da NR 33.

A norma regulamentadora 33, foi criada com o objetivo de estabelecer os requisitos mínimos para identificação dos espaços confinados (reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos), para, assim, poder garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

A NBR (que significa Norma Brasileira aprovada pela ABNT) 165577 foi atualizada em 2017 e essa atualização teve como objetivo servir de suporte para a próxima revisão da NR-33 , com informações técnicas dispostas de forma simples, de fácil leitura e com o conteúdo bem mais abrangente.

Assim, enquanto a NR-33 define o que é um espaço confinado e como deve se proceder o trabalho dentro dele, a NBR 16577 especifica e detalha os tipos de equipamentos, as manutenções e os procedimentos técnicos a serem utilizados nos espaços confinados.

Visando melhorar a condição de trabalho dos colaboradores de um empreendimento, em 2017, a NBR 16577 (Espaço Confinado — Prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção) está mudando o dia a dia de um técnico de segurança do trabalho.

A NBR 16577 substituí a NBR 14787, que anteriormente tratava especificamente do tema espaço confinado e era exigida observância de acordo com a Norma Regulamentadora 33.

A atualização dar normas estabelece procedimentos de gestão de segurança antes não e saúde nos trabalhos em espaço confinado, tais como:

– Cadastro dos espaços confinados;
– Implementação de procedimentos para trabalho em espaços confinados e permissão de entrada e trabalho;
– Medidas para isolar, sinalizar, controlar ou eliminar os riscos do espaço confinado;
– Supervisão dos trabalhos no exterior e no interior dos espaços confinados;
– Programas de Proteção Respiratória de acordo com a análise de risco, considerando o local, a complexidade e o tipo de trabalho a ser desenvolvido.

Para criar o melhor sistema de detecção de gases e segurança de trabalho em espaços confinados, conte com a Yorgos Ambiental.

Consultar agora