NR35 – a segurança do trabalho em altura

A NR35 foi criada para normatizar o trabalho em altura, atividade profissional com alta periculosidade.  Em diversos ramos da indústria, a queda de alturas está entre os maiores casos de acidentes e mortes envolvendo trabalhadores. Todos esses acidentes poderiam ser evitados, caso as empresas seguissem as regulamentações propostas pela NR35. Esta norma estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

Antes de mais nada é importante conhecer a definição de trabalho em altura. Segundo a NR35, considerasse como trabalho em altura qualquer atividade acima de 2,00m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

A Norma Regulamentadora, aplica como obrigações do empregador funções como:

a) Garantir a implementação das medidas de proteção estabelecidas nesta Norma;
b) Assegurar a realização da Análise de Risco – AR e, quando aplicável, a emissão da Permissão de Trabalho – PT;
c) Desenvolver procedimento operacional para as atividades rotineiras de trabalho em altura;
d) Assegurar a realização de avaliação prévia das condições no local do trabalho em altura, pelo estudo, planejamento e implementação das ações e das medidas complementares de segurança aplicáveis;
e) Adotar as providências necessárias para acompanhar o cumprimento das medidas de proteção estabelecidas nesta Norma pelas empresas contratadas;
f) Garantir aos trabalhadores informações atualizadas sobre os riscos e as medidas de controle;

Para o cumprimento de todas essas responsabilidades impostas pela NR35 para trabalho em altura, o empregador deve conhecer os riscos, através de uma Análise de Risco e, a partir dela, gerar a Permissão de Trabalho.

Além disso, a NR35 ainda dispõe da lista de equipamentos obrigatórios para trabalho em altura, como descrito no item 5, envolvendo equipamentos de Proteção Individual, Acessórios e Sistemas de Ancoragem.

A utilização dos equipamentos específicos para cada trabalho em altura e o cumprimento de toda as especificações da NR35 são obrigatórios e cruciais para a segurança do trabalhador e o andamento de qualquer atividade realizada nessas condições.

Para isso, a Yorgos Ambiental, empresa com 10 anos de experiência disponibiliza equipamentos com garantia de qualidade e eficiência para trabalho em altura, dentro dos padrões exigidos pela NR35. Conheça os produtos e encontre a melhor solução para sua empresa.